terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Mostra de Conhecimento 2015

Em novembro, aconteceu na EMEB Professor Pedro Henrique Berkenbrock a Mostra de Conhecimentos dos Projetos desenvolvidos pelos Professores e alunos no decorrer deste ano letivo. Através desses Projetos os alunos despertaram a curiosidade e a criatividade nos trabalhos desenvolvimentos, enriquecendo seus conhecimentos. A Direção Parabeniza todos os professores e alunos pelos belíssimos trabalhos apresentados, os quais agradaram muito aqueles que prestigiaram o evento. Agradecemos ainda aos pais pela visitação e demonstração de apoio na realização dos projetos desenvolvidos pelos seus filhos.










quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Formatura Pré 2015

Em clima de alegria e confraternização, a EMEB Pedro Henrique, promoveu na sexta dia 04/12, a solenidade de formatura dos alunos do Pré-escolar.
A formatura aconteceu no Centro de Excelência com uma bela decoração preparada pelos servidores da escola. Formaram-se alunos da Pré Escola, das turmas I e II da professora Amália Kosmala.



Clique no link abaixo para obter as fotos da formatura
https://goo.gl/photos/w2jm7jyWwuHjEgp28

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Resultado do questionário do Bullying/Cyberbullying

Vídeo homenagem aos 5 anos

Plano de formação desenvolvido pela Professora Monica e Monitora Lisane



EMEB PROFESSOR PEDRO HENRIQUE BERKENBROCK
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO – EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL
CURSISTA: LISANE RITZMANN
MONICA GALIKOVSKI


 Atividade 01: Ação 03 / Avaliação da Experiência

1 - Os avanços alcançados diante da sua experiência de integração

O maior avanço alcançado até agora com o nosso plano de formação foram os resultados obtidos através dos questionários aplicados aos alunos, que levaram os mesmos a fazer uma reflexão inicial sobre o tema, despertando seus interesses para novas ações propostas como, historias em quadrinhos, teatro e criação de cartaz.  Nesta etapa os alunos conheceram um novo recurso das TDICs, que é o questionário on-line, pois nunca haviam o utilizado, o que causou-lhes muita curiosidade e apreensão, porém depois de realizada a ação proposta acharam bem legal. Também ocorreram avanços no que diz respeito aos questionários respondidos pelos professores, que puderam traçar seu planejamento com atividades relacionadas ao assunto. Todos os resultados foram colocados no blog da escola http://emebpedro.blogspot.com.br e o plano de formação está disponível neste link http://emebpedro.blogspot.com.br/p/cultura-digital.html e dessa forma fazendo com que todos participassem com interesse das ações desenvolvidas na primeira etapa, refletindo sobre suas atitudes com relação a esse problema tão comum nos dias de hoje.
2- Os desafios enfrentados na realização da experiência de integração;
Um dos primeiros desafios encontrados foi reunir todos os professores para falar sobre a proposta e a ação inicial, que seria o questionário onde todos deveriam responder em seus e-mails. Outro desafio, porém muito gratificante foi levar todos os alunos de 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental para a sala informatizada, onde deveriam responder pela primeira vez à um questionário on-line. Neste momento ficaram um pouco apreensivos e ansiosos na chegada, mas ao sair demonstravam satisfação e interesse por refletir um pouco mais sobre o tema e ainda por ter conhecido e utilizado mais uma ferramenta das TDICs. Depois um dos desafios encontrados também foi a coleta e levantamento de dados devido ao tempo entre uma ação e outra ser curto para a realização das mesmas.

3- As alternativas que você julga pertinentes e de possível implementação, de modo a aperfeiçoar a integração das TDIC às práticas pedagógicas, a partir da reflexão acerca da experiência realizada.
Acreditamos que a maior contribuição do Plano de Formação Educação e Cidadania Digital é que ele  cria vários momentos, abrindo espaço para a discussão sobre esse tema que vem sendo discutido por toda a sociedade, envolvendo de maneira significativa toda a comunidade escolar,  quebrando o gelo entre pais, alunos e professores sobre algo que já é considerado um grande  problema nos dias atuais e muitas vezes ignorado ou omitido pelos envolvidos nos espaços escolares. Ele é discutido, refletido e informado de forma que os alunos se envolvam, sem deixar de lado a construção do conhecimento e a socialização dos saberes adquiridos com o uso e apropriação de recursos das TDICs. Contribui ainda para que os professores aprofundem mais as reflexões acerca do tema e levem as ações para o desenvolvimento de atividades propostas em seu planejamento, traçando objetivos em suas aulas, sem deixar de lado os conteúdos do planejamento anual, mas trabalhando-os de maneira interdisciplinar e garantindo bons resultados aos seus alunos.