quinta-feira, 28 de maio de 2015

Peça teatral Os ratos me mordam

Todos os alunos puderam assistir e participar juntamente com seus professores da peça teatral "Or ratos me mordam" apresentado pela companhia de teatro Arlequim. A peça foi bastante interessante e instrutiva, pois trouxe informações sobre doenças transmitidas por vírus e abordou o assunto que está em evidencia na mídia que é a dengue além da forma que é tratado o lixo.

Os alunos gostaram da apresentação e puderam interagir com os autores que ficaram bem próximos das crianças.

Parabéns a companhia de teatro Arlequim que de uma forma simples e de fácil compreensão  divulga assuntos de relevância aos alunos e as comunidades da nossa região.


terça-feira, 26 de maio de 2015

Alunos do 3º Ano criam Bilboquê nas Aulas de Educação Física

        Bilboquê é um brinquedo antigo que consiste em uma esfera de madeira (ou de forma semelhante), com um orifício central, e presa por uma corda numa espécie de suporte. Através do movimento das mãos, esta bola deve ser encaixada no suporte.
O objetivo do jogo é acertar a bolinha dentro da garrafa apenas balançando a mão.
     
       Professor Eduardo cria com os alunos do 3º Ano o brinquedo Bilboquê, usando latinha de extrato de tomate, fio e pedaço de madeira.


Nossa escola Participa da 11º Edição - Educação Integral: Escola que transforma

      Escola Pedro Henrique em  parceria com o Lions Clube, participam do Prêmio Itaú - Unicef. 

        Em 2015, o Prêmio realiza sua 11ª edição. Com o tema Educação Integral: Aprendizagem que Transforma, serão premiadas as organizações da sociedade civil e as escolas públicas parceiras responsáveis por boas práticas de educação integral.
O projeto:
LEITURA E ESCRITA: um mundo de ideias novas, vividas e imaginadas para uma educação integral de qualidade.
O Projeto vem sendo desenvolvido desde março de 2014, durante este percurso muitos objetivos já foram alcançados, mas  queremos ser contemplados com este prêmio para que possamos:
Ampliar e adequar o ambiente; Melhorar o acervo bibliográfico da escola; Adquirir mobiliário; Emprestar livros; Estimular nos alunos o gosto pela leitura por meio de um espaço adequado e   motivador.

A Organização Lions, já é parceira de nossa escola a algum tempo, onde desenvolve outros projetos com esta Unidade escolar, como bazar de roupas, palestra sobre qualidade de vida, e teste de acuidade visual.
Todos os professores estão participando do projeto, acreditamos que com a efetivação deste projeto socioeducativo venha trazer melhorias na formação integral dos alunos, formando uma sociedade mais justa.


Varal Literário

Professores e Alunos desenvolvem projeto sobre Leitura e Escrita, o mesmo trabalha na tríade ler-interpretar-escrever:
 Turmas envolvidas:
5º ano 1 Professora Andrea
5º ano 2 e 3º Ano 3 - Professora Lucimara

4º Ano 1 e 2 - Professora Isabel
3º Ano 1- Professora Silvane

Uma das atividades desenvolvidas é o Varal Literário que surgiu a partir do pressuposto de que a publicação de textos literários produzido pelos estudantes poderá, além de incentivar o hábito da leitura, despertar o interesse pela literatura e estimular a criatividade para a produção literária.  









terça-feira, 12 de maio de 2015

Parabéns mamães


Origem da Celebação do dia das mães

É comum, no mundo contemporâneo, a comemoração do Dia das Mães em todo segundo domingo de maio. Essa data já se tornou sinônimo de afeto, carinho, consideração pelas genitoras e também símbolo de consumismo. A despeito do viés mercadológico, o Dia das Mães é uma data de singular importância para o mundo ocidental, sobretudo por reforçar os vínculos familiares. Mas como o segundo domingo de maio passou a ser considerado, mundialmente, como o Dia das Mães?
Desde a Idade Antiga há relatos de rituais e festivais em torno de figuras mitológicas maternas e de fenômenos como a fertilidade. Na Idade Média, havia também muitas referências a respeito da figura da Mãe, sobretudo o simbolismo judaico-cristão com as figuras de Eva e Maria. Mas foi apenas no início do século XX que as mães passaram a ter um dia oficial para serem homenageadas. A escolha da data (todo segundo domingo de maio) remete à história da americana Anna Jarvis.
Anna Jarvis perdeu sua mãe, Ann Marie Reeves Jarvis, em maio de 1905, na cidade de Grafton, no estado da Virgínia Ocidental, EUA. Com a morte da mãe, Anne, diante do sofrimento e da dor que sentiu, decidiu organizar com a ajuda de outras moças um dia especial para homenagear todas as mães e para ensinar as crianças a importância da figura materna.
Anne e suas amigas eram ligadas à Igreja Metodista da cidade mencionada acima. Em 10 de maio de 1908, o grupo de Anne conseguiu celebrar um culto em homenagem às mães na Igreja Metodista Andrews, em Grafton. A repercussão do tema do culto logo chamou atenção de líderes locais e do então governador do estado de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock. Glassock definiu a data de 26 de abril de 1910 como o dia oficial de comemoração em homenagem às mães.
Logo a repercussão da celebração oficial em âmbito estadual alastrou-se para outras regiões dos Estados Unidos e foi adotada também por outros governadores. Por fim, no ano de 1914, o então presidente dos EUA, Woodrow Wilson, propôs que o dia nacional das mães fosse comemorado em todo segundo domingo de maio. O importante a ser mencionado é que a decisão de Wilson foi tomada a partir de sugestão da própria Anna Jarvis, que ficou internacionalmente conhecida como patrona do Dia das Mães.
No cado do Brasil, o Dia das Mães foi comemorado pela primeira vez em 12 de maio de 1918, na Associação Cristã de Moços de Porto Alegre. Em outros lugares, houve também outros focos de comemoração de mesmo teor, geralmente associados a instituições religiosas. Mas foi somente em 1932, durante o governo provisório de Getúlio Vargas, que o Dia das Mães passou a ser celebrado segundo o molde dos Estados Unidos, isto é, em todo segundo domingo do mês de maio.

Desfile Cívico 24 de abril

Nossa escola participou do Desfile Cívico em comemoração aos 135 anos de Rio Negrinho

Publicação dos livros


Professora Isabel Cristina de Souza da EMEB Pedro Henrique, através do Projeto "Um Mundo de ideias novas, vividas ou imaginadas por grandes escritores", desenvolveu no ano de 2014 , a ilustração dos livros com seus alunos, o Escritor das obras foi o  Dr. José Kormann, 
Os livros: " O Cavalinho de Ouro" e " Os Bandidos que Reviviam"
Os mesmos foram publicados e serão futuramente entregue para os alunos participantes